Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Instituto de Ensino Superior Integrado
Seminários Permanentes de Estudos em Direito

Dr. André Lopes Silva
Movimento LGBT: História, Sociedade e Avanços Legais
234º SPEED em 24/06/2022

No 234º Seminário Permanente de Estudos em Direito (SPEED), realizado no último dia 24/06, o IESI/FENORD teve a honra de receber o Dr. André Lopes Silva ex-acadêmico da instituição para palestra sobre o tema “Movimento LGBT: história, sociedade e avanços legais”, proposto pela debatedora, a Professora Cristiane Afonso Soares Silva, professora de Direito Civil.

O palestrante apresentou aos alunos presentes aspectos de grande relevância relativos ao tema, como os objetivos do movimento LGBT. Destacando que por não ser um movimento centralizado, difícil exatificar as pautas do movimento LGBT. Elas variam de diferentes contextos sociais e políticos de cada país. Há objetivos comuns aos movimentos ao redor do mundo, como: 1) Criminalização da LGBTfobia; 2) O fim da criminalização da homossexualidade e das penas correlatas; 3) O reconhecimento social da identidade de gênero; 4) Redesignação sexual; 5) Fim do tratamento das identidades trans como patologias, bem como o fim dos tratamentos de “cura gay”.

Abordou-se ainda as origens e as simbologias do movimento LGBT que é representado pela bandeira com as cores do arco-íris, sendo um dos símbolos mais conhecidos em todo o mundo. Surgiu no ano de 1978, criada pelo artista norte-americano Gilbert Baker, popularizada como símbolo do orgulho gay. Segundo alguns estudiosos, o artista teve como inspiração a cultura dos hippies, que enxergavam no arco-íris um simbolismo para paz, além da canção “Over the Rainbow”, presente no filme clássico “O Mágico de Oz”.

Os alunos participantes, demonstrando bastante interesse no assunto tratado e participaram dos debates com muita atenção e questionamentos.



Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook